Ciclo de Palestras 2015

terça-feira, 5 de maio de 2015

Comunicação como Fator de Sucesso no Desenvolvimento de Projetos

Na condução de pequenos, médios ou grandes projetos existem muitos fatores que podem determinar o êxito de seus resultados. A tarefa de gerir um projeto não é fácil, devido a diversos pontos os quais devemos dar atenção, como: cumprimento de prazos, controle dos custos, disciplina ao escopo pré-determinado. No entanto, o diferencial que você busca estará, provavelmente, nas pessoas que integram seu projeto e na comunicação que você tem com elas.



As pessoas são os recursos mais importantes de qualquer projeto, e a comunicação que é realizada com elas determina o nível de engajamento do grupo e se reflete sistematicamente em sua motivação.
Todas as pessoas envolvidas em um projeto devem saber o que está acontecendo, quais os próximos eventos, se houveram mudanças, ou qualquer outra notícia relevante.

Essa comunicação não consiste apenas no repasse de informações ou notícias, pelo gerente do projeto à sua equipe ou aos stakeholders, mas ainda em promover, de forma sistemática, modelos de comunicação que permitam que todos estejam a par das informações no momento adequado e em níveis adequados de detalhes.

Os gerentes de projetos em empresas de excelência consideram que chegam a utilizar até 90% de seu tempo em comunicação interpessoal interna com os integrantes das suas equipes." (KERZNER, 2006, 456)

A comunicação é um processo que existe para que ocorra troca de informações entre os envolvidos por meio de um sistema comum de símbolos, sinais e comportamentos.  Pra que essa troca ocorra com eficácia é necessário principalmente: (i) entender o poder e expectativa de cada stakeholder, (ii) tipo e quantidade de informação fornecida a cada um durante o desenvolvimento do projeto, (iii) as tecnologias e as mídias disponíveis, (iv) estabelecer padrões de relatórios e (v) estabelecer uma periodicidade de envio.

"Um efetivo processo de comunicação é necessário para garantir que todas as informações desejadas cheguem às pessoas corretas no tempo certo e de uma maneira economicamente viável. O gerente de projeto utiliza-se da comunicação para assegurar que o time do projeto trabalha de maneira integrada para resolver os problemas do projeto e aproveitar suas oportunidades." (VARGAS, 1999, p.87)


A dica é: Quer teu sucesso em seu projeto? Comece com um bom planejamento de comunicação, entretanto, mais importante do que o planejamento é a prática dessa comunicação na rotina do projeto.

Postado por:
Lázaro Soares, empreendedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário