Na condução de pequenos, médios
ou grandes projetos existem muitos fatores que podem determinar o êxito de seus resultados. A tarefa de gerir um projeto não é fácil, devido a
diversos pontos os quais devemos dar atenção, como: cumprimento de prazos, controle
dos custos, disciplina ao escopo pré-determinado. No entanto, o diferencial que você busca estará, provavelmente, nas pessoas que integram seu projeto e na comunicação que você tem com
elas.
As pessoas são os recursos mais
importantes de qualquer projeto, e a comunicação que é realizada com elas
determina o nível de engajamento do grupo e se reflete sistematicamente em sua motivação.
Todas as pessoas envolvidas em um
projeto devem saber o que está acontecendo, quais os próximos eventos, se houveram
mudanças, ou qualquer outra notícia relevante.
Essa comunicação não consiste apenas no repasse de informações ou notícias, pelo gerente do projeto à sua equipe ou aos stakeholders, mas ainda em promover, de forma
sistemática, modelos de comunicação que permitam que todos estejam a par das
informações no momento adequado e em níveis adequados de detalhes.
”Os
gerentes de projetos em empresas de excelência consideram que
chegam a utilizar até 90% de seu tempo em
comunicação interpessoal interna com os integrantes
das suas equipes." (KERZNER, 2006, 456)
A comunicação é um processo que
existe para que ocorra troca de informações entre os envolvidos por meio de um
sistema comum de símbolos, sinais e comportamentos. Pra que essa troca ocorra com eficácia é
necessário principalmente: (i) entender o poder e expectativa de cada stakeholder, (ii) tipo e quantidade de
informação fornecida a cada um durante o desenvolvimento do projeto, (iii) as tecnologias e as mídias
disponíveis, (iv) estabelecer padrões de relatórios e (v) estabelecer uma
periodicidade de envio.
"Um efetivo processo de comunicação é necessário para
garantir que todas as informações desejadas
cheguem às pessoas corretas no tempo certo e de uma
maneira economicamente viável. O gerente de
projeto utiliza-se da comunicação para assegurar que o
time do projeto trabalha de maneira
integrada para resolver os problemas do projeto e
aproveitar suas oportunidades." (VARGAS, 1999, p.87)
A dica é: Quer teu sucesso em seu
projeto? Comece com um bom planejamento de comunicação, entretanto, mais importante do
que o planejamento é a prática dessa comunicação na rotina do projeto.
Postado por:
Lázaro Soares, empreendedor.
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